Pacotão de lançamentos do Pink Floyd invade as lojas em setembro

Um dos grupos mais cultuados, o Pink Floyd vai relançar toda a sua discografia remasterizada, além de caixas com faixas inéditas.

Poucos grupos têm tantos órfãos quanto o Floyd. Os shows do grupo ou do baixista e líder Roger Waters estão sempre entre os mais concorridos. Agora, assim como o Queen, Rolling Stones e Paul McCartney, entre outros pesos pesados, toda a sua obra ganha versões com som retrabalhado e muito material novo para os olhos e ouvidos dos fãs.

Segundo a EMI, gravadora do grupo:

Os lançamentos começam no dia 26 de setembro, sob o nome de Why Pink Floyd…? Junto com os CDs remasterizados chamados ‘Discovery’ e os ‘Immersion’ CD / DVD / Blu-ray / box sets haverá também uma série chamada ‘Experience’ Editions.

Storm Thorgerson, o diretor de arte da banda por muitos anos, supervisionou a parte gráfica, incluindo novos livretos para todos os CD’s, nova arte para os box-sets e menus dos DVD. O fotógrafo Jill Furmanovsky editou o livro original com fotos inéditas da banda. Os colaboradores do Pink Floyd, James Guthrie (nos EUA) e Andy Jackson (no Reino Unido) foram os responsáveis pela remasterização digital.

Lana Topham, responsável por arquivar os filmes do Pink Floyd, supervisionou a restauração meticulosa de muitos filmes históricos da era clássica do Pink Floyd, incluídos nos box sets ‘Immersion’ de ‘The Dark Side Of The Moon’ e de ‘Wish You Were Here’.

Primeiramente, serão lançados, em 26 de Setembro de 2011, a versão de luxo de The Dark Side Of The Moon com 6 discos no ‘Immersion’ box set e a versão especial ‘Experience’ contendo 2 discos, bem como o vinil de colecionador e vários formatos digitais. Mais 14 álbuns de estúdio, remasterizados digitalmente estarão disponíveis separadamente ou em um box set.

Outras iniciativas incluem um plano de marketing digital utilizando conteúdo gerado pelo usuário, permitindo que os fãs possam fazer suas próprias contribuições para a música da banda, alem de aplicativos de Iphone que darão uma perspectiva única sobre o legado gravado pelo Pink Floyd.

No mês seguinte, em 7 de novembro de 2011, a segunda fase do processo incluirá outros dois lançamentos: as versões ‘Immersion’ com 5 discos e ‘Experience’ com 2 discos de Wish You Were Here, ambas incluindo material de bônus da banda dos shows em Wembley de 1974, incluindo uma versão ao vivo de 20 minutos de ‘Shine On You Crazy Diamond’, assim como uma gravação original de ‘Wish You Were Here’ com a participação especial do lendário violonista de jazz, Stephane Grappelli. Um vinil para colecionadores também estará disponível assim como em diversos formatos digitais.

Será lançado simultaneamente A Foot In The Door – The Best Of Pink Floyd, uma coletânea com as canções mais conhecidas da banda pela primeira vez reunidas em um álbum. A tão esperada versão 5.1 de ‘Wish You Were Here’, mixado por James Guthrie, também será lançada em paralelo pelo selo independente Acoustic Sounds.

The Wall, que já vendeu 25 milhões de álbuns duplos e se tornou um marco cultural e político das ultimas três décadas, ganhará o mesmo tratamento dos lançamentos anteriores, em 27 de Fevereiro de 2012, com um pacote de luxo ‘Immersion’ com 7 discos e a edição ‘Experience’ com 3 discos. Um vinil para colecionadores também estará disponível assim como em diversos formatos digitais.

O site oficial do Pink Floyd, www.pinkfloyd.com, passará por uma grande reformulação a partir de hoje. No Facebook, a banda já tem mais de 11 milhões de seguidores.

26 de Setembro:

Todos os 14 álbuns remasterizados em versões ‘Discovery’
Box-set com os 14 álbuns com livro de fotografias
Downloads de áudio dos álbuns em formato ‘Discovery’ e do box-set
The Dark Side of The Moon – Edições ‘Immersion’ e ‘Experience’, Vinil, e edições digitais.
7 de Novembro:

A Foot In The Door -The Best of Pink Floyd
Wish You Were Here – ‘Edições ‘Immersion’ e ‘Experience’, Vinil, e edições digitais.

27 de fevereiro de 2012:

The Wall – ‘Edições ‘Immersion’ e ‘Experience’, Vinil, e edições digitais.

2 Replies to “Pacotão de lançamentos do Pink Floyd invade as lojas em setembro”

  1. Essas datas de lançamento valem para o Brasil também, ou são datas para os lançamentos somente nos EUA e na GB?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *