Pesquisa: Aprender a controlar o xixi ajuda a evitar decisões impulsivas

Essa pesquisa foi originalmente publicana no blog da Lucineide Medeiros e tomei a liberdade de reproduzir aqui porque é simplesmente fantástica. Uma receita de sistite.

Controlar a vontade de fazer xixi pode ajudar a pessoa na hora de tomar suas decisões. É o que aponta estudo da Universidade de Twente, na Holanda. Segundo os pesquisadores, a ativação de algumas vontades, como excitação sexual, fome ou sede, pode levar às pessoas a querer outras coisas, aparentemente não relacionadas.

A partir da questão “o que acontece quando as pessoas exercem níveis elevados de controle da bexiga, mesmo sem ter consciência de que o estão fazendo?”, Mirjan Tuk, cientista responsável pelo estudo, fez várias experiências em laboratório para testar se o controle de uma das vontades do corpo pode gerar maior domínio de outras.

Em uma das experiências, os participantes beberam cinco xícaras de água ou então tomaram pequenos goles de água de cinco xícaras separadas. Após 40 minutos, período de tempo necessário para a água chegar à bexiga, os pesquisadores avaliaram o autocontrole dos participantes pedindo que eles fizessem oito escolhas.

Tendo que escolher entre uma recompensa pequena, porém imediata, e outra maior, mas a longo prazo, constatou-se que um número maior de participantes do grupo que estava com a bexiga cheia optou por receber a recompensa maior em prazo mais longo. “O controle da bexiga é um processo automático e inconsciente, e parece que você toma decisões melhores quando você está com a bexiga cheia”, afirma Tuk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *