Beach Boys Smile: O maior “Álbum não Lançado” de todos os tempos chega às lojas em 2011

Smile era para ser o grande disco de 1967. O genial Brian Wilson trabalhava no seu mais ambicioso projeto e prometia sacudir o mundo com novas composições e arranjos. Os Beach Boys estavam no auge e a sua gravadora (a Capitol) apostava todas as fichas no seu menino de ouro.

Infelizmente, um coquetel de drogas, depressão e loucura fizeram Brian desabar e o projeto afundar. Para piorar, os Beatles ainda vieram com Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, mudando a história do rock.

O baque foi grande e Brian nunca mais se recuperou plenamente. Os Beach Boys lançaram um híbrido Smiley Smile – com algumas canções do Smile original, retalhos e novas canções. O resultado foi um ótimo single – Good Vibrations – e um álbum fraco.

Dezenas de bootlegs foram lançados com trechos das sessões de gravação – todos superiores ao Lp lançado em 1967 – e várias canções do disco original foram sendo lançadas nas décadas seguintes.

Em 2004, Brian Wilson e sua banda resolveram recriar o Smile. Ele refez a parceira com o letrista Van Dyke Parks, terminou algumas composições inacabadas e encontrou outras que estavam perdidas. Vendeu milhões de cópias, foi bem nas paradas (chegou ao 7° posto no Reino Unido) e até ganhou um Grammy.

Agora, em 2011, a Billboard anunciou que a versão original de Smile será lançada, podendo fazer com que o melhor disco do ano tenha sido gravado há 45 anos. O lançamento foi compilado de mais de 30 horas de gravações e não teve nenhuma parte regravada. Serão vários formatos, incluindo um set com 4 CDs, 2 Lps em vinil e 2 singles, também em vinil, além de um libreto de 60 páginas.

A data do lançamento ainda não foi confirmada, mas a expectativa já é grande em todo o mundo. Afinal, faz tempo que não se produz algo com o padrão de qualidade dos anos 60.

O lançamento está a cargo do engenheiro de som Mark Linett e do historiador e arquivista Alan Boyd, que sempre estiveram relacionados aos lançamentos do grupo.

Vamos torcer para a Capitol não desistir da idéia, como já aconteceu nos anos 90.

Detalhe: Os outros Beach Boys Mike Love à frente – nunca gostaram do projeto.

Detalhe II: O novo lançamento será mixado em mono, como Brian sempre fazia, já que é surdo de um ouvido.

 

 

 

5 Replies to “Beach Boys Smile: O maior “Álbum não Lançado” de todos os tempos chega às lojas em 2011”

  1. Quem disse que o Smiley Smile é fraco? Esquecendo a idéia injusta de comparação com o Smile, causa importante para sua rejeição e péssima reputação, o Smiley Smile, sendo ouvido de forma fria e musical, é um grande álbum, MINIMALISTA, vanguardista, experimental, e inclusive mais complexo que o Pet Sounds e Sgt. Peppers juntos em alguns momentos.
    É por isso que muitos chamam de feio, esquisito, etc…. Nem só de ”belas” melodias e harmonias certinhas se vive a música. Os acidentes existem, e temos exemlos como Debussy, as Bachianas de Vila-Lobos, etc…

    Só que na música popular (ou pop), a rejeição é muito mais fácil de rolar…

    Abraços!

    1. Respeito a sua opinião, mas ainda acho o Smiley Smile fraco em relação ao que o grupo produzia e poderia produzir. Surf’s Up é bela, sem ter nada de certinha, por exemplo. Mas o Smiley sempre me soou ‘fora da ordem’, mesmo quando não sabia da sua história.

      Abraços,

  2. Compreendo sua analise, mas cada disco é um disco. Por exemplo, Wild Honey, Friends e 20/20 saem muito do padrão que Brian vinha construindo até 1967, e inclusive Brian não está mais na frente. Mas, nem por isso deixa de serem obras primas e que nao devem nada à discos de grupos contemporaneos. Sim, TODOS os discos pós Pet Sounds até 1973 (o Holland) são pérolas musicais, com creditos aos irmão Wilson e colaboração de Bruce e Al.. até o Love rsrs. Depois de 1973, nada de grande, porem bons.

    Só que rsrs, na história ‘oficial’, estes discos são subestimados e colocados de lado por fãs de Brian e pela midia especializada em ‘Pet Sounds’.

    Quanto ao Smiley Smile, compreendo mais uma vez o ‘fora da ordem’. É do estilo do disco, é o que ele é, e por isso dá uma impressão disso. Particularmente acho a sequencia boa, e a cada faixa uma surpresa e musica trabalhada, do inicio ao fim. Pra você ver, o Pet Townshend do The Who é um dos maiores fãs do disco.

    Abraço

  3. Quanto ao Smile, sou um grande fã das gravações de 1966 e 1967, e digo que foi abortado faltando pouquissima coisa, ou ”quase nada” Só pelo instrumental das pouquissimas canções que faltaram acabar…3 ou 4 aproximadamente, só o instrumental já vale. Estou esperando ansiosamente por este lançamento, que dará finalmente qualidade total para as musicas engavetadas do disco, ou aquelas que vazaram em bootlegs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *