Tomate – O Rei do Mundo

É preciso muito talento e perseverança para estragar um tomate. Ele é versátil o suficiente para ser o carro-chefe de vários molhos, além de servir como protagonista em saladas e pratos mais sofisticados.

O tomate também serve como elemento para evitar o câncer de próstata, segundo estudo realizado nos Estados Unidos. Tudo graças a uma substância chamada licopeno, responsável pela cor vermelha da fruta.

Há vários tipos de tomates. Na Itália, é onde se encontram mais variedades do fruto. No Brasil, ainda são poucas as variações, mas estamos evoluindo. E, como dica para as donas de casa, nunca guarde tomates crus na geladeira. Eles perdem o sabor quando gelados abaixo de 10º.

Já postei uma boa receita de tomate recheado e de alguns molhos. Abaixo segue mais uma receita de molho a base dessa maravilha.

Ingredientes

16 tomates maduros
3 dentes de alho
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
5 folhas de manjericão
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Colocar os tomates em água fervente por alguns segundos, para tirar a pele. Retire os miolos e as sementes, bata no liquidificador, peneire e reserve.

Pique os tomates em pedaços pequenos.

Coloque o azeite em fogo baixo e frite o alho. Acrescentar o miolo e as sementes batidos e refogue. Acrescente os tomates picados, coloque o sal e a pimenta (a gosto) e deixe cozinhando por cerca de 10 minutos.

Apague o fogo e acrescente as folhas de manjericão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *