A arte de avaliar

Saber avaliar é uma das coisas mais difíceis da vida. Em quase 100% das vezes, avaliar imputa em ter conhecimento sobre o assunto a ser julgado. Algumas vezes, fatores pessoais e emocionais podem deturpar a avaliação. Porém, na maioria das vezes é o total desconhecimento que produz opiniões desqualificadas sobre as questões estudadas.

Infelizmente, muitas características que permitem uma avaliação de qualidade – experiência, imparcialidade, versatilidade, entre outras – estão cada vez mais em baixa na cotação dos que delegam funções. Cada vez mais toupeiras ficam responsáveis por avaliar coisas para as quais ainda precisariam anos de estudo para, quem sabe, poderem ter algum senso crítico minimamente aceitável. Nem é tão culpa dessas pessoas – que muitas vezes não levantariam, caso caíssem de quatro – de terem esse poder. Isso é responsabilidade de outros seres que também não poderiam escolher tomates na feira, ainda mais pessoas.

Não sei de onde saiu essa ideia de que quem não sabe fazer sabe mandar. Só sei que é mais uma das imbecilidades do mercado atual. Afinal, incompetentes são os que avaliam os incompetentes como competentes <– frase ruim, né?

(a.va.li.ar)

v.

1. Fazer análise de (algo), pesando suas vantagens e desvantagens; AQUILATAR: [td. : A comissão avaliou as medidas adotadas.]

2. Estimar, calcular. [td. : Não avaliamos que a tarefa tomaria tanto tempo.]

3. Atribuir valor ou preço a; COMPUTAR; ORÇAR [td. : O leiloeiro avaliou o quadro (em alguns mulhões).]

4. Examinar conhecimento adquirido por (para conferir peso ou nota). [td. : A professora vai avaliar a turma.]

5. Reconhecer a grandeza, a intensidade, a força de. [td. : Avalio a preocupação de uma mãe com seus filhos.]

6. Fig. Calcular o valor de; prezar. [td. : Não era capaz de avaliar os filhos que tinha.]

7. Reputar(-se), ter(-se) em conta (de). [tdp. : Avalia -se um artista completo: Avaliava a irmã por aliada.]

8. Formar juízo ou ideia; AJUIZAR; JULGAR [tr. + de : avaliar das razões, dos méritos.]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *