Travessia de Abbey Road vira Patrimônio Histórico

Os ingleses sabem mesmo fazer as coisas e reconhecer os fatos importantes e seus personagens históricos, mesmo que seja só uma faixa de pedestres.

Já é tradição para os turistas fanáticos por música: em Paris, eles visitam o túmulo de Jim Morrison no Cemitério do Père-Lachaise. Em Nova York, vão ao edifício Dakota, onde morou John Lennon. E, quando em Londres, os beatlemaníacos podem atravessar a rua imitando a capa do disco Abbey Road.

O chão e as faixas pisadas pelo quarteto britânico são tão importantes para a história da música e constituem um ponto turístico tão frequentado que elas ganharam o “status Grade II” nesta quarta, 22, de acordo com o site da BBC. No Reino Unido, esse título costuma ser atribuído aos prédios de importância arquitetônica e de interesse histórico. Anteriormente, a propriedade onde ficam os estúdios Abbey Road, em que grande parte da produção dos Beatles aconteceu, foi tombado, o que já era de se esperar. Mas é a primeira vez que uma faixa de pedestres consegue se tornar parte do patrimônio da Inglaterra.

Vale lembrar, contudo, que a travessia continua próxima aos estúdios, como era originalmente, mas o ponto turístico tão visitado atualmente não é o local exato onde Paul, John, Ringo e George fizeram a famosa foto. Por questões de trânsito, ela foi movida alguns metros há mais de 30 anos.

“Essa faixa de pedestres de Londres não é nenhum castelo ou catedral, mas graças aos Beatles e a uma sessão de fotos de 10 minutos em uma manhã de agosto de 1969, tem tanto direito quanto de ser vista como parte do nosso patrimônio”, declarou o Ministro do Turismo e Patrimônio, John Penrose.

Roger Bowdler, diretor do Patrimônio Britânico, declarou: “Esse é, obviamente, um caso fora do comum e, apesar de sua estrutura modesta, a travessia é renomada internacionalmente e continua tendo muita importância cultural – a tentação de recriar aquela capa de álbum de 1969 ainda é tão forte quanto sempre foi. Junto aos estúdios Abbey Road, que são próximos e também estão listados no Grade II, essa continua sendo a meca para fãs dos Beatles do mundo todo.”

Paul McCartney comentou o caso dizendo que “esse foi um ótimo ano para mim e para os Beatles e saber que a travessia de pedestre da Abbey Road será preservada é a cereja do bolo”.

Fonte: Rolling Stone

One Reply to “Travessia de Abbey Road vira Patrimônio Histórico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *