Qual o seu notebook?

Não tem jeito. Mesmo que você – assim como eu – tenha restrições ao seu uso, não dá para fugir dos notebooks e do trabalho remoto 24h por dia. O problema é escolher um que nos satisfaça em termos de tamanho, peso e performace.

Dia desses recebi um texto que deve ajudar. Vejam o que acham.

Os notebooks são similares a remédios comuns para gripe: alguns agem rápido e outros duram bastante tempo. Com notebooks, no entanto, é possível personalizar as peças e as especificações da máquina. Como consequência, é importante saber quais são os “ingredientes” principais e o quanto de cada um deles será necessário para satisfazer suas necessidades, agora e no futuro. A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: para que usarei o notebook?

Tamanho

É aí que está: tamanho não importa. Sim, o notebook menor, mais fino e mais leve é ultraportátil. Mas também ultralimitado em desempenho e no que ele pode fazer. Essas máquinas são básicas, adequadas para tarefas simples como digitar textos, navegar na Internet e ler e-mails. Se você não precisa de nada além disso, um desses “netbooks” seria ideal para você. Por outro lado, notebooks excessivamente grandes, com telas maiores e imagens em resoluções mais altas, são muito mais do que substitutos do desktop – não é recomendável se quiser carregá-lo com você no dia a dia. Com a configuração correta, contudo, eles podem ser adequados para suas necessidades gráficas exigentes. A maior parte dos usuários optará pelo perfeito equilíbrio entre tamanho e desempenho.

Processador (CPU)

O processador determina a velocidade com que o notebook executará aplicativos e tarefas. Procure um notebook que tenha um processador com dois núcleos, já que apresentam excelentes capacidades multitarefas. Processadores com três a quatro núcleos terão melhor poder de desempenho, principalmente em se tratando de aplicativos exigentes, como os de edição de vídeos. Contudo, a maioria dos usuários não aproveitam as vantagens dessa potência absoluta.

Memória (RAM)

Na linguagem dos computadores, a “memória” tem um significado um pouco diferente daquele com o qual estamos acostumados, embora ambos tenham o mesmo nível de importância. Quanto mais memória seu notebook tiver, mais aplicativos poderão ser executados de uma vez e melhor será o desempenho da máquina. Notebooks com 2 GB de RAM são ideais, junto com a opção de adicionar mais memória. Os notebooks pré-carregados com mais memória existem, mas é melhor adquirir um notebook com menos RAM, para começar, e adicionar mais posteriormente se achar que o desempenho do computador está deixando a desejar. Incluída desde o início ou adicionada com o passar do tempo, uma maior quantidade de RAM estende a vida útil do notebook. Apenas certifique-se de que a configuração interna permite atualização.

Disco rígido

Quanto maior o disco rígido, mais dados poderão ser armazenados no notebook. Até mesmo os menores notebooks oferecem 80 GB de espaço de armazenamento, o que seria suficiente para trabalhar com e-mails, bancos de dados, planilhas e outros documentos de trabalho. Se você instala todos os programas gratuitos que se depara, usa o computador para armazenar vídeos e fotografias e baixa várias músicas e filmes, você deve optar por um disco rígido maior – de, no mínimo, 500 GB. Além dos tamanhos diferentes, os discos rígidos também apresentam diferentes velocidades. Os discos rígidos giram em velocidades que variam entre 5.400 e 10.000 RPM, com as velocidades mais rápidas obviamente proporcionando acesso mais rápido aos dados. Um disco rígido rápido tem capacidade de aprimorar o tempo que leva para abrir um programa ou iniciar o Windows®, mas somente de forma marginal. Até mesmo a maior parte dos discos de 5.400 RPM costumam funcionar bem para a maioria dos usuários, mas um de 7.200 RPM seria o ideal, se possível. Usuários que fazem questão de um bom desempenho devem procurar discos rígidos de 10.000 RPM.

Vida útil da bateria

Para realmente aproveitar as vantagens da mobilidade de um notebook, verifique se ele tem vida útil de bateria suficiente para evitar ter dores de cabeça tentando encontrar uma tomada. Baterias com seis ou nove células são os tamanhos comuns para notebooks. Baterias com 12 células também estão disponíveis. Quando maior a bateria, mais tempo ela durará. Ao mesmo tempo, quanto maior o notebook, mais energia será necessária para alimentá-lo.

E ai, já escolheu o seu?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *