Receitas: Cebolas Recheadas

Um dos melhores momentos na hora de cozinhar é recriar receitas usando os ingredientes e o dinheiro disponível. Muitas vezes o resultado é tão bom quanto e o custo pode cair até pela metade. Hoje vou colocar a receita de um acompanhamento que muita gente pode olhar torto (tem uma legião de odiadores de cebola), mas que fica sensacional e serve muito bem como suporte a um empadão, quiche ou frango.

Cebola Recheada

Ingredientes:

8 cebolas grandes
200g de presunto da sua preferência (ou 100g de presunto cozido e outras 100g de presunto cru)
3 ovos (dois batidos e um cozido)
1 xícara de salsa
2 fatias de pão de forma
½ xícara de leite
50g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
50g de manteiga

Modo de fazer:

Pique o(s) presunto(s) em pedaços bem pequenos e coloque em um prato com a salsa, também picada. Em uma panela com bastante água, coloque para cozinhar as cebolas e um ovo. As cebolas podem ser cozidas com casca e é preciso ter cuidado para não deixá-las cozinhar demais.

Depois de cozidas, tire as camadas duras da casca e, com uma colher pequena (pode ser de chá), retire o miolo, deixando apenas algumas camadas – o suficiente para que elas fiquem firmes.

Descasque o ovo, pique e coloque junto do presunto e da salsa. Pegue as fatias de pão, mergulhe no leite, destrinche e coloque junto dos outros ingredientes. Misture tudo em uma tijela, tempere com o sal e a pimenta do reino (lembre-se de que a cebola fica doce e de que o recheio precisa ser mais salgado que o normal). Por último, junte o ovo cru, para que o recheio fique ligado.

Agora, recheie as cebolas dentro de um refratário – que não precisa estar untado – e coloque um pouco de manteiga e queijo ralado por cima delas. Leva ao forno pré-aquecido (uns 200ºC) e espere o queijo ficar dourado.

É um ótimo acompanhamento e combina muito bem com arroz branco e/ou com passas ou alho poró.

Infelizmente não tirei fotos do prato arrumado. A fome era grande demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *