Perdemos o último fotógrafo da Lapa: Gaúcho

Poderia ficar falando sobre o Gaúcho, que qualquer um que já tenha frequentado a noite/madrugada da Lapa conheceu. Mas tomo a liberdade de reproduzir parte do texto publicado ontem no blog do companheiro Juarez Becosa, no Globo.

Não é boêmio de verdade quem já não o tenha visto circulando pelas mesas, de máquina na mão, paletó e gravata sempre impecáveis. E tenho certeza de que não serão poucos os leitores que se lembrarão de ter guardado em algum lugar pelo menos uma fotografia tirada por ele, uma noite qualquer, no salão do Capela, do Brasil, do Carlitos ou tantos outros que existem ou existiram ali entre os Arcos e a Gomes Freire. As mais antigas em preto em branco, reveladas com esmero num laboratório que só ele conhecia. As mais novas provavelmente já meio esmaecidas, parecendo até mais velhas ainda, geradas pela Polaroid surrada que era, há vários anos, seu único instrumento de trabalho. E que foi também o último, pois o Gaúcho morreu neste domigo, aos 76 anos, de infarto fulminante. Deixa um filho, dezenas de milhares de registros da história da Lapa e uma grande lacuna na noite da Lapa. Seu corpo será enterrado nesta quarta-feira, às 10h, no Cemitério do Catumbi.

Dizer o quê dessas coisas, que só deixam a gente mais certo de que o tempo é implacável mesmo e o futuro, por melhor que possa vir a ser, jamais será a mesma coisa? Gaúcho era o último fotógrafo de botequim no Rio, o derradeiro representante de uma profissão que agora finalmente se extinguiu na cidade.

Abaixo um perfil do Gaúcho. Você vai fazer falta!

2 Replies to “Perdemos o último fotógrafo da Lapa: Gaúcho”

  1. Comunico a realização da Missa de 7º Dia em memória de Sérgio Bandarra Silveira, conhecido como Gaúcho Fotógrafo, na próxima segunda-feira dia 22 de março, as 10:00 h da manhã, na Igreja de Santo Antônio dos Pobres, localizada na rua Dos Inválidos nº42, esquina com a rua do Senado.
    Se possível, peço a divulgação.
    Grato.
    Caetano Silveira (filho do Gaúcho)

    1. Sou de Rosário do Sul-RS, cidade natal do seu falecido pai, gostaria que me enviasse material sobre ele a fim de homenagea-lo com artigos nos jornais e sites locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *