Esses ingleses maravilhosos e suas pesquisas voadoras VIII

gatos_ronronam 1Que felinos são kanalhas eu já disse aqui. Que os admiro também (assim como os cientistas britânicos), mas eles (gatos e cientistas) me surpreendem cada vez mais.

Não creio que meu instinto paternal tenha se desenvolvido o suficiente para concordar com o que está escrito abaixo, mas me faz/fez pensar. Saber que eles tentam emular o choro de bebês para manipular seus donos é assustador.

Gatos ronronam para manipular humanos

Os gatos usam um ronronar específico para influenciar e manipular humanos, de acordo com um estudo feito na universidade britânica de Sussex.

gatos_ronronam 2Segundo a pesquisa, publicada na revista científica “Current Biology”, ao contrário do ronronar normal, este outro incorpora um som com uma frequencia parecida com o de bebês humanos.

Karen McComb, que liderou o estudo, disse que a pesquisa foi inspirada em seu próprio gato de estimação, Pepo.

“Ele me acordava pelas manhãs com um ronronar realmente irritante”, disse ela.

“Descobri que outros donos de gatos também passam pela mesma coisa.”

Classificação

McComb disse que esse tipo de som, ao contrário de fazer com que os gatos fossem expulsos, geralmente levava os donos a alimentarem os animais.

Para descobrir o mecanismo de “manipulação”, a equipe de pesquisadores treinou voluntários para gravar todos os tipos de ronronar de seus gatos.

090714gatoOs voluntários classificaram os sons emitidos pelos animais – alguns eram descritos como mais urgentes, enquanto outros foram classificados como mais agradáveis.

A equipe então relacionou os sons específicos à classificação dada pelos voluntários. Os resultados sugerem que os ruídos mais “solicitantes” estavam relacionados ao ronronar de frequencia mais baixa.

“Quando tocamos as gravações para outros voluntários, mesmo aqueles sem experiência de gatos consideraram o ronronar ‘solicitantes’ mais irritantes e urgentes”, disse ela.

“Os gatos conseguem produzir um ruído de baixa frequencia usando os músculos de suas cordas vocais, estimulando-as a vibrar”, disse ela.

“Acreditamos que eles aprenderam a exagerar dramaticamente isso quando sabem que vão gerar uma resposta humana”, diz.

Estudos anteriores já haviam apontado semelhanças entre o ronronar dos gatos de estimação com o choro dos bebês humanos.

Fonte: BBC Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *