Rolling Stones remasterizados – Parte II

Some Girls, Emotional Rescue, Tatoo You e Undercorver

some girlsOs últimos anos da década de 70 foram ‘estranhos’ no mundo da música. Punk e Disco se misturavam e os grandes grupos – neste momento já entrando na categoria dinossauros – se desfazendo. Os Rolling Stones, no meio disso tudo, se mantinham como a maior banda de rock do planeta. Foi assim tambpem no início dos anos 80.

Is there nothing I can say
Nothing I can do
To change your mind
Im so in love with you

Lembrando cada disco

Depois da primeira leva de remasterizações – Sticky Fingers, Goats Head Soup, It’s Only Rock’n’Roll e Black and Blue – a Universal descarrega nas lojas mais quatro dos 14 relançamentos previstos do catálogo do grupo – Some Girls, Emotional Rescue, Tatoo You e Undercorver. Os quatro são discos que moldaram o que os Stones são hoje – com várias músicas ainda fazendo parte do setlist de qualquer dos seus shows.

The preacher said, “You know you always have the
Lord by your side”
And I was so pleased to be informed of this that I ran
Twenty red lights in his honor
Thank you Jesus, thank you lord

Some Girls (1978) é o pega o início da fase disco de Jagger e Richards, com músicas como Miss Yoo. O disco tem também o country Far Away Eyes (com direito a vídeo clipe), a excelente cover de Just My Imagination (muito melhor ao vivo) e o sucesso (nos EUA) Beast of Burden (mais tarde regravado por Betty Middler com participação de Mick Jagger no clipe promocional). Some Girls sempre me pareceu um disco de transição, apesar da entrada de Ron Wood e das mais de 6 milhões de cópias vendidas. Desde o fim dos vinis sinto que a obra perdeu muito do seu charme. Só quem viu a capa em vinil entenderá o que quero dizer.

So if you’re down on your luck and you can’t harmonize, Find a girl with far away eyes, And if you’re downright disgusted and life ain’t worth a dime, Get a girl with far away eyes

Nota: 8,5

emotional rescueEmotional Rescue (1980) nunca foi dos meus preferidos, apesar de conter duas canções essenciais: A faixa-título e o rockão, curto e grosso, She´s So Cold. Apesar de ter uma identidade dance, o disco fez muito sucesso, fazendo com que o grupo prepara-se o que seria a sua maior turnê até então, que aconteceria em 1981. Sempre que ouço acho um desperdício que a melhor cozinha do rock tenha sido usada para segurar riffs dance. Durante as sessões de gravação várias sobras foram deixadas de lado e usadas no álbum seguinte.

Assim como Some Girls, Emotional Rescue foi gravado praticamente com a participação de apenas os membros do grupo, com a adição de Nicky Hopkins, Ian Stewart, Bobby Keys (sax) e Sugar Blue (harmonica).

Nota: 7,5

Lord, I’ll find out anyway
Sure as Hell I’m going to find that girl someday
Till then I’m worried
Lord, I just can’t seem to find my way

tatoo youO último grande trabalho

E, para ter material ‘novo’ para a turnê (1981), o grupo decidiu lançar um novo trabalho. Como não tinham muito tempo, os Stones decidiram reciclar as sobras de vários trabalhos e das 11 músicas, apenas 2 podem ser consideradas inéditas. Inacreditavelmente, Tatoo You é considerado – e é mesmo – um dos melhores e mais coesos discos da banda. Talvez a sua última grande obra.

A decisão de colocar rocks no lado A e baladas no lado B (meninos, pensem em vinil e lembrem que antigamente os discos eram pensados para serem ouvidos em uma seqüência determinada). Start Me Up, Hang Fire, Neighbours e Little T&A, todas outtakes dos discos Emotional Rescue, Goats Head Soup, entre outros, são obras primas da confusão musical que caracterizava o som da banda. Difícil dizer se as baladas estão no lado B por serem consideradas menos interessantes que os rock (o que não é verdade) ou por algum tortuoso raciocínio artístico. Afinal, como explicar que músicas como Start me Up ou Waiting On a Friend e Tops – as duas últimas gravadas em 1972 – ficassem nos arquivos por anos?

Waiting On a Friend, por exemplo, teve parte dos seus direitos passados para Mick Taylor, responsável pelas guitarras dessa e de outras canções. O clipe da música tem a participação especial de Peter Tosh e uma locação que deve ser conhecida dos fãs do Led Zeppelin.


O disco também foi recheado de participações especiais como as de Pete Townshend, Billy Preston e, principalmente, do saxofonista de jazz Sonny Rollins, que abrilhanta Slave, Neighbours e Waiting On a Friend.

Nota: 10

Don’t need a whore
I don’t need no booze
Don’t need a virgin priest
But I need someone I can cry to
I need someone to protect
Making love and breaking hearts
It is a game for youth

Descendo a ladeira

undercoverLançado em 1983, depois de dois excelentes discos e uma super bem-sucedida turnê, Undercover foi uma decepção, apesar do sucesso comercial. Talvez pelo início de um momento conturbado na relação entre Mick Jagger e Keith Richards ou pelo surgimento da MTV e o uso de um produtor externo (Chris Kimsey), a verdade é que a safra de canções não seguiu o nível dos lançamentos anteriores.

Com canções que iam do rock ao reggae passando pela new wave e dance, Undercover parece sofrer exatamente pela variedade. Falta coesão. Pontos altos: Undercover Of The Night e She Was Hot.

Nota: 6,5

Sometime I wonder why you do these things to me
Sometime I worry girl that you ain’t in love with me

Quem já comprou algum relançamento dos Stones pode achar que mais uma remasterização será preciosismo. Não é, acredite. A próxima leva terá: Steel Wheels, Voodoo Lounge, Bridges To Babylon e A Bigger Bang.

Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *