Benito di Paula: Gravação de DVD – 17/7/09

Benito de Paula (4)Atualizado em 30/10/09: Leia a crítica do CD e DVD.

Para nunca ser esquecido

Um sambista que, pelo menos nos dias de hoje, não sabe sambar bem; um visual que lembra mais um roqueiro de cabelos e barbas longas lá pelo fim dos anos 60; um músico que fica o tempo todo tocando piano. Uma figura que reúne todas essas características tinha tudo para ao dar certo, mas não é o que acontece com Benito di Paula.

Um dos maiores fazedores de sucesso da década de 70, o fluminense de Nova Friburgo que resolveu trocar o nome Uday Veloso pelo apelido Benito di Paula, com o qual levou seu samba jóia a liderar as paradas e vender milhares de discos, finalmente gravou seu primeiro DVD.

Inesquecíveis Retalhos de Cetim

Benito de Paula (11)O espetáculo da última sexta-feira (17/7) no Vivo Rio era ao mesmo tempo histórico e uma incógnita. Final, Benito ficou sumido por muito tempo: “Fiquei meio esquecido, de lado, mas sempre no coração de vocês”, disse em determinado momento do show, e vem se apresentando em palcos menores com uma pequena banda ou mesmo solo no piano. Como ficaria o seu som com uma banda formada por mais de dez músicos?

Benito de Paula (12)Gruas, câmeras em trilhos e um belo aparato mostravam que o artista e a gravadora EMI não pretendiam poupar na hora de registrar a obra de alguém que, embora seja considerado brega por muitos, tem melodias, harmonias e letras que não passam nem perto da breguice que o seu visual e o do palco apresentavam – detalhe para o lustre, importante parte da cenografia.

Trajado com uma incrível combinação de fraque rosa, com um colã rosa, calça de veludo… rosa e um sapato brilhantemente preto, o cantor, que apresentava uma saliente barriga, mas manteve-se fiel ao visual que o consagrou, subiu ao palco do Vivo Rio com quase uma hora de atraso, para uma platéia de muitos convidados.

Benito e seu filho Rodrigo (4)Os primeiros acordes de Bandeira do Samba se mostraram fora de sincronia, a voz tinha um volume muito maior que o ideal, o que já dava a dica de que essa seria uma das canções que precisariam ser repetidas ao fim do set. Set que teve homenagens a Lupcínio Rodrigues, Tom Jobim e Tim Maia – quando alguém alcoolizado além da conta resolveu rir e falar alto, o que deve ser apagado na mixagem – , além de citar Chico Buarque, entre outros.

Se o início do espetáculo mostrou um Benito nervoso, reticente e enrolado com fios de microfone e fones de ouvido, do meio para o fim foi tudo festa e o bis e repetições foram mais que bem vindas, além da boa participação de seu filho, Rodrigo, em A Beleza que é Você, Mulher.

Detalhe importante: A voz continua com a mesma potência e afinação dos bons tempos.

Verdade que a casa do Aterro do Flamengo não viveu seus dias mais oncorridos e que a quantidade de convidados parecia ser maior do que a do público pagante (pelo menos do lado de fora a fila de convidados era sempre maior), mas a gravação acabou se transformando em uma bela homenagem a obra de um dos artistas mais populares da MPB.

Benito de Paula (2)Charlie Brown, Vai Ficar Na Saudade, Se Não For Amor, Amigo do Sol, Amigo da Lua, Mulher Brasileira, Assoviar e Chupar Cana, Sanfona Branca e até mesmo as quatro ineditas do set são pérolas de alguém de um tempo onde fazer sucesso não era fácil em decorrência da competição, muito mais qualificada que na maioria dos dias de hoje.

Na boa, quero muito ver como ficará o DVD.

As canções do show:

Bandeira do Samba
Do Jeito qua a Vida Quer
Como Dizia o Mestre
Assoviar e Chupar Cana
Se Não For Amor
Osso Duro de Roer
A Beleza que é Você, Mulher
Pagode da Cigana
Maria Baiana Maria
Sanfona Branca
Ah! Como eu Amei
Violão Não se Empresta a Ninguém
Ficar Ficamos
Mulher Brasileira
Me Dê Motivo
Unidos de Tom Jobim
Tudo Está no Seu Lugar
Charlie Brown
Retalhos de Cetim


Fotos: Ag. News

51 Replies to “Benito di Paula: Gravação de DVD – 17/7/09”

  1. Olá FErnando.
    nossa que matéria linda sobre a gravação do dvd!!realmente foi algo marcante!!!

    Eu vi q vc falou um poko dobre o filho dele q participou Rodrigo VEllozo, eu ouvi falar que ele vai fazer um show no Teatro Rival no RJ, e soube q ele lançou um cd q chama Sâmba de Câmara, vc ja ouviu? tem alguma opnião??sera q ele vai seguir os passos do pai??

    Obrigada pela oportunidad de escrever aqui!
    Beijos
    Thabata

    1. Oi Thabata! Tomo a liberdade de te responder sobre o Rodrigo. Dia 23 de maio deste ano eles fizeram um show aqui em Rio Grande/RS e eu estava lá, claro. Sou fã apaixonada e incondicional do Benito. E agora do Rodrigo tbm: o cd dele é maravilhoso. Comprei no show, conversei bastante tempo com ele. Ele é de uma simpatia ímpar. Vale a pena comprar o cd, pois está demais. Hoje assisti o DVD do Benito: é impagável, maravilhoso. Não podia ser diferente. Espero que também gostes.
      Um abraço.
      Regina Belotti – Rio Grande/RS

  2. Nem saiu o primeiro, e já estou aguardando o segundo DVD (quero comprar os dois, assim que sair)
    Abraços em todos e vida Benito di Paula

  3. QUE BOM SABER QUE ESSE DVD FINALMENTE FOI GRAVADO. A MUITO TEMPO ESPERAVA POR ESSA NOTÍCIA, SOU FÃ DESSE CARA DESDE OS GRANDES SUCESSOS DO MESMO.

  4. Afinal, Benito gravou ou não “Amigo do Sol, Amigo da Lua”? Espero que sim, pois é uma música lindíssima, que remete à minha infância. Abraços,

    Luis Henrique

  5. EU QUERIA QUE BENITO DE PAULA GRAVASSE NÃO UM, E SIM 10 DVD, EU COMPRARIA TODOS FOI MEU FAN NUMERO UM, E O MAIOR SAMBISTA DO BRASIL SO QUE NÃO VÊ E OS SEGOS E SURDUS. VALEU BENITO ESTOU FELIZ ESPERO QUE CHEGUE LOGO AQUI NA BAHIA-SALVADOR.

  6. Eu estava presente neste show de Benito Di Paula, o Vivo Rio estava cheio e bem animado, gostei muito e estou esperando anciosa o DVD sair. Um momento marcante e lindo foi quando o filho dele cantou” Beleza que é voce mulher ” , divinamente, além de ser uma homenagem a nos mulheres.

  7. Gostaria de saber como posso comprar toda a coleção dos CD´s de Benito di Paula, para mim e muitos amigos que tenho o mesmo sempre será inesquecível para nós.
    Salvador/Bahia

  8. fiquei muito triste pois não fiquei sabendo da gravação do dvd e perdi o show. sou muito fã dele.Não vejo a hora de ter outro show no rio.

  9. Parabens, apesar da demora, esse é o CARA do samba. Sou fã e fanatico pelas cançoes do Benito. Estou aguardando tbem com ansiedade o DVD. Garça/sp

  10. Estávamos esperando ansiosos por este DVD.
    Benito é um grande cantor e compositor.
    Este tempo afastado da mídia deixou-nos com muita saudade.
    Seja bem-vindo, Benito! Seus fãs agradecem o retorno!
    Em tempo: assistimos em setembro o show de Benito em Urussanga, Santa Catarina. Continua maravilhoso.

  11. ouvi falar due vai ter o lançamento do DVD no Rio de janeiro em dezembro. isso é verdade?

  12. Adorei as fotos do seu DVD, estão lindas. Voce é merecedor !!! Benito, Cresci ouvindo suas músicas. Meus pais foram seus amigos na juventude, minha mãe chegou a cantar com você em apresentações em Nova Friburgo, conheci seus irmãos se apresentando em FRiburgo. são maravilhosos também. Enfim, tenho orgulho de alguma forma fazer parte de seu passado, representando meus pais, que hoje não estão mais aqui. porém sempre comentaram carinhosamente a amizade e o orgulho que tinham por você. me transmitindo assim, o valor da música brasileira e da amizade. Continue sua trajetória vitoriosa. pois suas músicas jamais serão esquecidas! um grande abraço.

  13. Parabens, no dvd faltou a musica Homem da Motanha. Somos de Nova Fiburgo e através desta musica matamos um pouco a saudade.

  14. BENITO DI PAULA É UMA DAS MAIORES RESERVAS MORAIS DESTE PAÍS, E AS SUAS MÚSICAS BEM DEMONSTRAM O QUE ESTOU DIZENDO. UM MÚSICO EXTRAORDINÁRIO, UM CANTOR, IDEM, ESTÁ NOS CORAÇÕES DE TODOS OS BRASILEIROS, COM CANÇÕES QUE JAMAIS ENJOAM, POR MAIS QUE SEJAM OUVIDAS. VIDA PLENA PARA VOCÊ, BENITO.

  15. benito di paula é o maior sambista destas últimas gerarções ele estava fazendo falta na mídia da música brasileira,acredito que ele voltou na hora
    certa pra mostrar pra essa rapaziada como se canta e faz música.
    Parabéns Benito.

  16. Benito é maravilhoso! Não tem igual. Só ouço ele e, agora, fazona também do Rodrigo. Eles vieram fazer um show em minha cidade, Rio Grande (RS) dia 23 de maio deste ano e foi demais. Eu sou nada eclética em termos de música, pois só ouço Benito. E agora também Rodrigo. Thabata, pode comprar o Samba de Câmara do Rodrigo, pois é demais. E ele vai, sim, seguir os passos do pai. A voz dele é suave, deliciosa. Eu amo, sou muito apaixonada pelo Benito. Fazia mais de 20 anos que ele não vinha aqui. Quando veio, foi uma emoção só. Claro que consegui uma foto com ele. Agora preciso saber como comprar o DVD. Inclusive o último CD dele, DIGNIDADE DE UM OTÁRIO, também não consegui. Se alguém tiver e puder gravar prá mim e me mandar….. Jesus, que felicidade vai ser. E prá aqueles que acham ele brega, devem ser fã das mulheres-fruta, dessas bandas que não cantam nada e só tem gente pelada. Benito, quero te ver aqui em Rio Grande de novo e bem rápido. Teus fãs daqui te esperam. Te amo, REI.

  17. Benito é o maior sambista do Brasil, é samba de raíz e, apesar de ter ficado muito tempo fora dos palcos e da mídia, não foi esquecido pelos seus fãs, continua fazendo muito sucesso pois todos lembram suas músicas, que são clássicos.

  18. Finalmente saiu o DVD do maior sambista de todos os tempos. Benito foi quem inspirou esta galera jovem que faz samba: SPC, Exaltasamba, Revelação, Art Popular, Raça negra, Belo, entre outros. Observe que ele foi o pioneiro em colocar o Piano no Samba, o que foi alvo de protestos dos Sambistas tradicionais da época, caso de Paulinho da Viola (outro grande sambista)com aquela música que começacva assim “Tá legal, eu aceito o argumento, mas não altere o samba tanto assim…”.
    VIVA BENITO.
    VIVA O SAMBA.
    DEMOROU, MAS, ANTES TARDE DO QUE NUNCA
    qUE NÃO PARE POR AÍ.
    PRECISAMOS TER OUTROS BENITOS NO SAMBA

  19. Enfim, o DVD BENITO DI PAULA, inacreditável, pôrra, como viver é maravilhoso!!!!! Obrigado p/sempre, Maestro!!

  20. o DVD do Benito di Paula esta merecidamente lindo,lindo,lindo, parabens, meu lindo vc merece, Deus o abencoe

  21. Eu e minha mãe Mª Lúcia pudemos compartilhar da gravação deste dvd…foi o máximo!
    Espero que este seja apenas o 1º de muitos outros.
    Em pensar que o último show que assistimos foi no já extinto Asa Branca – Lapa/RJ.

    1. Cristina, estou te invejando por ter estado lá na gravação . Ele é demais, não? Um abraço.

  22. Quero fazer uma correção no meu comentário anterior: o cd não é DIGNIDADE DE UM OTÁRIO, e sim, BAILEIRO. Dignidade de um otário é uma das músicas. Mas de qquer forma, tudo é BENITO, e isso é que importa. Acabei de assistir o DVD. Quem não comprou, vai correndo, pois está demais. TE AMO BENITOOOOOOO!

  23. quero parabeniza-lo pelo grande trabalho, aqui em casa somos muito seu fã,agora ja tem que lançar logo outro afinal de contas vc tem muitas musicas que mexe com o nosso coração e que nos emociona muito. Benito veja a relação do proximo dvd. [ Otelo ,Lua lua lua amiga vai dizer a ela , Eu sou como a borboleta,Amigo do sol amigo da lua, Olha eu que tinha ate um mar aberto amor por certo alguem por perto. a vc tem muitas musicas maravilhosas que fica dificil coloca-las todos aqui .Benito um forte abraço e um grande beijo no teu coração. A ve se vc volta aqui em no Tenis clube de mesquita para alegrar um pouco esse povo que tanto ti ama valeu…….

  24. Caramba!! Nem acredito. O grande Benito de Paula lançou um DVD, muita emoção!! Chega tô arrepiado escrevendo! As musicas do cara me faz lembrar de meu grande pai, que já partiu, mas estará pra sempre em meu coração!! pena eu não estar no Rio qdo foi gravado, e não ter ficado sabendo antes!! Mas ele está de parabéns, é um dos grandes artistas do Brasil, e um exemplo de caráter!! Gostaria que ele tivesse cantado em seu DVD a música “Amigo do Sol, Amigo da Lua”, mas ele deve ter dxado pra um próximo DVD. Com certeza esse DVD eu vou comprar!! Pena eu ter perdido a entrevista dele no Jô, fquei sabendo no otro dia. Tô muito feliz por ele, pela música brasileira, por seus fãs e por mim!! Abração a todos! Esse DVD é sucesso garantido!!! O Brasil precisa dar mais valor aos verdadeiros músicos do país!!!!

  25. O Brasil tem coisas que a própria razão desconhece. O Benito ficou fora esses doze anos para que outros pudessem ficar milionários mas a pirataria atrapalhou. Benito é Benito, é só Benito, não tem similares como outros cantores e bandas de pagode, Fui.

  26. olha sou doente com a midia,pois ela deveria levantar essa estrela que é Benito de Paula.em vez de fazer media de tantas porcarias que hoje pessoas abrem a boca pra chamar de musica.fico muito triste tambem,com o destino que levou o maior musico de todos os tempos. que se chamou Luiz Gonzaga e tambem Altemar Dutra.pessoas assim deveria ser imortal,assim como suas letras.
    me chamo Raniery,sou de João Pessoa -pb,não morreria feliz se nosso deus me levase sem q eu tivesse o previlegio de ver um SHOW de Benito.
    meu amor é tão grande por Benito q meu sonho seria conhecer pessoalmente.

  27. Caro Fernando:
    O DVD de Benito Di Paula não está perfeito. Nisso eu concordo com você. Mas, o conteúdo é plural. Ele canta e encanta seus hits que embalaram corações e mentes. Voz e banda afiadas juntamente com o coral. Benito sabe como poucos fazer a genuína música brasileira, sem apelar para a pieguice nem para a ditadura de modismos do mercado fonográfico. Falta qualidade em muita gente que se diz “sambista” por aí. Evidente que no DVD faltaram outras músicas já citadas em tela. Todavia, não apaga o brilho do artista que demorou a voltar ao cenário da MPB. Os motivos precisam ser mais esclarecidos para seus milhares de fãs. Agora, aqui pra nós falar em barriga saliente do cantor/compositor é, no mínimo, sentimento de pigmeu. Já dizia frei Beto: a mídia informa, deforma e conforma. Saudações coloradas!

  28. Olá, sou mineirinho e atualmente moro em Campinas interior de São Paulo, me lembro que quando criança ouvia da casa da vizinha o tom grave da voz de Benito e curtia incançavelmente as melodias das cordas com o piano maravilhoso, acompanhado de uma marcação forte de surdo, enfim sempre admirei as obras de Benito e fiquei emocionado em verpela primeiras vez as cenas do DVD, garavado ao vivo…maravilhoso…e parabéns pela cobertura..

    Fábio

  29. cresci oa som de Benito, papai sempre colocava o vinil pra nor acalmar. estava a procura de um DVD vejo q finalmene vc voltou..
    grande admiração, abraço.

  30. Sou fã dele desde minha infância.
    Pra mim, ele ao vivo sempre colocou qualquer sambista medalhão no bolso. Está comprovado neste DVD. Apesar da idade, ele parecia um jovem de 20 anos.
    Excelente!!!

  31. Ótimo, excelente o DVD está demais!Fiquei muito feliz que um grande músico como ele voltou a gravar.Sou fã desde bem jovem e ele continua dez, é um show e tanto.Que ele sempre seja prestigiado pois ele merece!Que continue sempre presente na MPB, trazendo essas músicas tão lindas!

  32. Estou realizada pois abracei BENITO DI PAULA,sim foi no aeroporto, foi muito legal……………………

  33. estou muito feliz com o retorno do benito,assisti o dvd e estou muito satisfeito,lembranças boas de quando ele morava aqui em santos e tocava nas boates e bares da qui,deus te abençoe voce e merecedor.

  34. Assisti o DVD do Benito di Paulo e fiquei emocionada em alguns momentos. A voz continua linda e inconfundível.
    Adoro Benito e fiquei muito feliz de revê-lo em atividade, apenas eu não gostei do modelito que ele usou no show, eu teria preparado um modelo mais soltinho, tipo uma bata toda brilhosa, que deixaria a barriga mais disfarçada. Mas tirando a rooupa , todo o restante do show estava maravilhosooooo, Benito é maravilhoso.

  35. A todos os que acompanham o meu trabalho, que escrevem sobre mim e aos queridos fãs que jamais me deixam sozinho: MUITO OBRIGADO PELO CARINHO!!! Continuo sempre com vocês e não deixem de me encontrar:

    Facebook: Benito Di Paula Oficial
    Twitter: @benitoficial
    Blog: benitodepaula.blogspot.com
    Ou e-mail: showbenito@gmail.com

    Todos serão respondidos!

    FIQUEM COM DEUS!!!
    TUDO ESTÁ NO SEU LUGAR, GRAÇAS A DEUS!!!

  36. Estou encantada com o DVD a canção que divide com o irmão ney vellozo ficou mil, e não sai da minha cabeça, canto o dia todo – como eu aaameeiiiii

  37. Parabens Benito pela gravação deste DVD, a tv deve mostrar mais cantores como voce e parar com essa paranoia de só mostrar violencia na tv co0mo se isso fosse cultura….abraços grande idilo curto vc desde 1975.

  38. Bem moçada!

    Samba e sentimento. Tudo para expressar o bom gosto de fazer músicas com faz Benito De Paula. Devia fazer um DVD por ano pra mostrar mais do seu talento e principalmente aqueles que ouvem enganados, o que é a essencia musical do Samba.

    Quantas ainda tem pra gravar e até aquelas que deu pra outros cantores gravar, com por exemplo, Roberto Carlos – Quero Ver Voce de Perto.

    Valeu Benito! Talvez voce não saiba a dimensão exata do seu nome e do seu ccanto. Ele ecoa encroado na alma do seu povo. Jamais será esquecido.

    Abraços,

    Daniel

  39. Show fantástico ! Tive o privilégio de assistir a um show dele por volta de 1990 / 91, no Grêmio Recreativo de Rio Claro. Suas músicas fazem parte da trilha sonoro de minha vida, principalmente, na infância; Trazem de volta lembranças de um tempo de simplicidade de vida e de sabor de viver. Benito é um ser humano iluminado .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *