Mosquitos sem dengue

A notícia nem é tão nova, mas é de uma inutilidade tão grande que merece ser compartilhada.

aedes_aegypti_1_c

Pesquisadores descobrem por que dengue não afeta mosquito

Por mais que a infecção da dengue tenha graves consequências ao ser humano, o mosquito portador e transmissor da doença é imune à ação do vírus graças à ativação de um sistema de defesa ancestral: a interferência do RNA.

Assim afirma nesta quinta-feira uma equipe de pesquisadores da Colorado State University (EUA) na revista especializada PLoS Pathogens, onde explicam que esta descoberta abre uma nova linha de pesquisa para frear a transmissão da doença.

Segundo os cientistas, o mosquisto transmissor aedes aegypti é capaz de evitar a infecção do vírus do dengue graças ao desencadeamento de uma potente e imediata resposta imunológica.

Após analisar o RNA de mosquitos adultos, os pesquisadores perceberam que as moléculas responsáveis pela resposta imunológica se sintetizam assim que o vírus do dengue entra no corpo do animal.

Os cientistas descobriram que um aumento da resposta da interferência do RNA evita a infecção do mosquito.

A equipe considera que a manipulação genética desse mecanismo pode ser uma arma poderosa para frear a transmissão do vírus aos humanos.

Essa manipulação teria como objetivo interromper a proliferação do vírus no corpo do mosquito.

No entanto, até agora – e infelizmente para o ser humano -, embora suficientemente poderoso para manter o mosquito imune à doença, esse mecanismo não mata o vírus que ele segue transmitindo.

As informações são da EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *