Az e o ZN

lian-e-os-botoes-26-01-2006-andre-az-0007André Az fez parte da equipe de um jornal que nem entrou em seu obituário. Não pecisava, está no coração de todos que passaram por lá. Abaixo algumas capas e cliques do Jornal da Zona Norte.

Antes, porém, a constatação de que tem muita gente ruim andando de moto por ai sem sofrer nada. Constatação feita por uma pessoa doce e que tem muito mais esperança na humanidade que eu. Triste ver que realmente não podemos considerar certas pessoas como seres humanos com direitos a qualquer tipo de piedade, clemência ou solidariedade.

motociclista-agua-santa-andre-az-0005Direitos humanos devem existir apenas para seres humanos e não animais ou criminosos de guerra – sim, o Rio está em guerra. Nem mesmo encontrar os corpos dos supostos responsáveis pelo crime, devidamente carbonizados, diminui a revolta e a vontade de que todos que tenham algum envolvimento com o caso morram lenta e dolorosamente.

Sobre as fotos desse post: São flagrantes de obras inacabadas ou mal executadas (postes do meio da rua), má conservação da cidade (asfalto) e muitas outras coisas. Az era mesmo bom.

6 Replies to “Az e o ZN”

  1. Muito bom poder ver essas fotos do ZN de novo, apesar do motivo disso ser o pior possível. Lembrei de tantas coisas. Coisa boa, o que é ainda melhor! Tava feliz e nem sabia. A gente fazia MESMO um bom jornal!!!!! CARACA!

    E obrigada pela parte que me toca…

  2. Bom, eu em particular, tive bastante contato com essas fotos; tratei-las, mas não gostaria de estar vendo-as por esta motivação.

  3. Muito boas as fotos. Andre deixará saudades.

    Mas Fernando, discordo totalmente do trecho “Direitos humanos devem existir apenas para seres humanos e não animais ou criminosos de guerra – sim, o Rio está em guerra.”

    Provavelmente esses assassinos tiveram muitos de seus direitos humanos desrespeitados. Acho que apesar da dor de ter perdido um amigo, não devemos perder a razão. Por que no Rio e em muitas das grandes cidades brasileiras há essa violência absurda? Por que o brasileiro tende à violência? Acho que não… Vejo que as soluções para isso estão colocadas e há exemplos em todo o mundo de como diminuir a violência. O respeito aos direitos humanos, que nada mais é do que a tentativa de garantir a dignidade (direito à educação, à saúde, à segurança, à justiça, a tr~es refeições diárias etc) são parte da solução, não do problema.

    Assim como esse respeito, a solução passa por menos corrupção na política, na polícia e na Justiça, salários mais altos para os policiais e expulsão dos corruptos, Justiça e rapidez nas punições, combate intensivo ao tráfico de armas etc. Nos países em que isso é levado realmente a sério, onde todas as pessoas têm educação (tem esse direito humanos respeitado) para votar com consicência e cobrar depois (acho que tudo começa por aí), esse tipo de coisa é impensável ou imensamente menos provável.

    Enfim, um abraço em você aos colegas que perderam um amigo, mas acho que devemos tentar ir no caminho certo para não perdemos outros e não nos revoltar contra o que é parte da solução. A revolta é necessária, mas contra as coisas certas.

  4. Ah uma pergunta. A Av. Brasil teve quase 100 atos de violência, entre tentativas de assaltos, latrocínios e assassinatos, em um mês.

    Onde estão as patrulhas que deveriam estar naquela área? Enquanto na Zona Sul, vemos viaturas em todas as esquinas (e tem mesmo de ser assim, o Rio é uma cidade turística), na Av. Brasil, onde sabe-se que o crime acontece, não há policiamento ou há muito pouco?

    Nas muitas vezes em que passei por lá, lembro de a distância entre uma viatura e outra ser muito grande, quando havia. Os nossos governantes têm o mapa do crime nas mãos e sabem que o policiamento preventivo é extremamente eficaz. Por que não o fazem??

  5. Sou a mãe de André e somente hoje (23/05/09) pude ler esses comentários sobre o brutal assassinato de meu amado filho. O que venho pedindo são orações para ele e para mim, pois a dor é muito grande. Não quero que o meu filho seja um número a mais nessa estatística macabra. EU CLAMO POR JUSTIÇA!

    No dia 25/06 haverá uma missa na Igreja N. Srª do Perpétuo Socorro, localizada na Praça Edmundo Rêgo – Grajaú, às 18 h. Conto com a presença de todas as pessoas que se comoveram com essa injustiça e desejam um país melhor e solidário. Obrigada, Valéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *