Churrasco, um estilo de vida

churrasco1 Da mesma forma que cozinhar é um estado de espírito, algo muito maior que apenas estar na frente de um fogão, que engloba o ambiente e as pessoas para quem se vai cozinhar, Churrasco é um ‘evento’ maior ainda. É um estilo de vida.
Admito que minhas experiências, principalmente em casa, não ajudam. Sempre sofro com equipamentos ruins (facas, churrasqueiras, etc), o que tira muito do prazer de comandar um churrasco. Nunca fui apaixonado por retirar sebo, deixar a quantidade certa de gordura nas carnes, temperar asinhas e outros preparativos. Até faço coisas boas (um bom bacalhau na brasa), mas, definitivamente, não sou do ‘Sul’ de lugar nenhum.

cerva-e-churrascoConheço quem adore ficar horas preparando tudo. Há quem fique com brilho nos olhos ensinando a cortar uma carne no sentido das fibras, etc. Acho que até poderia ter me aperfeiçoado, mas parece que esse nunca foi o plano divino. Acho melhor mesmo ficar apenas auxiliando os verdadeiros profissionais e bebendo uma geladinha.

Dizem que carnaval é um bom companheiro para um churrasco. Acho que churrasco é sempre um bom companheiro (ponto). Sendo assim, minhas homenagens aos churrasqueiros.

Vida longa ao churrasco.

3 Replies to “Churrasco, um estilo de vida”

  1. Sinceramente, essa apologia ao churrasco é a negação da entrada no século XXI. Se pensarmos na questão ambiental, o gado precisa de muito pasto para sua engorda. E pequenos desequilíbrios tornam-se gigantescos, uma vez que a carne tostada virou sinônimo de alegria e serve para comemorar desde o nascimento de um bebê até a aposentadoria do amigo idoso.
    O conceito ético em torno do abate só funciona para pessoas que identificam-se com causas protecionistas de animais. Como vegetariana, tive acesso a Paul McCartney – ele tem um forum que discute o uso do animal como alimento, adorno, personagem de circo, etc. Assim pensa Brigitte Bardot, que após visitar um matadouro de cavalos, abraçou a causa e deixou para a Humanidade uma frase extremamente séria:
    ‘Aos homens, dei minha beleza e juventude. Aos animais, meu amor e sabedoria’.
    Animais sentem dores. E não se vingam. Me convide para procurar Bin Laden, mas jamais para um churrasco.

    1. A todos os vegetarianos e veganos xiitas e recalcados do mundo. Os vegetais como seres vivos tbem sentem dor, sangram e morrem para o deleite de coelhos, ops, pessoas como vcs. A diferença é que nao gritam ou choram de dor. O Conceito é o mesmo.
      Se vcs curtem ficar nessa de viver como um coelho azar é de vcs, nao existe nada melhor que uma carne sangrando e suculenta acompanhado de uma bela cerveja gelada. Um dia vcs aprendem o lado bom da vida….

  2. Feroli, também adoro um churrasco, só tenho raiva quando me deixam sozinho na churrasqueira e ficam “de brincadeira” dizendo que tá demorando… nessa hora dá vontade de pegar um espeto, daqueles dos grandes e… Bem, vc já sabe, né?

    PS: Adoro quando aparece um que gosta mais do que eu, e assume a churrasqueira, hehe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *