Santo azar, Batman

Codorna extinta é redescoberta, mas acaba sendo cozida

codornaA imagem de uma rara espécie de cordorna das Filipinas – que os especialistas acreditavam estar extinta – foi divulgada nesta terça-feira (10/2) depois de ter sido fotografada viva pela primeira vez nas montanhas de Caraballo, na ilha de Luzon, nas Filipinas. No entanto, a codorna-de-worcester (Turnix worcesteri) acabou cozinhada em uma panela após ser capturada por caçadores no mês passado. As informações são da agência AFP.

O Wild Bird Club das Filipinas, que preserva a fauna de aves do país, afirmou que uma equipe de TV fotografou e filmou o animal ainda vivo em um mercado de aves.

Michael Lu, presidente da entidade, considerou a descoberta emocionante, mas também ficou triste ao ver que “os moradores locais não valorizam a biodiversidade em torno deles”. “E se esse animal fosse o último da sua espécie? Precisamos fazer mais para conscientizar a população sobre a nossa fauna, que é única e está ameaçada”, acrescentou.

A codorna-de-worcester foi conhecida anteriormente só por desenhos realizados com base em espécimes de museu coletados há décadas. A espécie foi batizada em homenagem a Dean Conant Worcester, um zoólogo americano que trabalhou nas Filipinas no início do século XX.

“Este é um achado muito importante”, disse o ornitólogo Arne Jensen, que dirige o Wild Bird Club. De acordo com o especialista, “quando a geração de uma espécie não é observada, imagina-se que ela esteja extinta”. “Não temos a menor ideia do status dessa espécie em particular”, completou.

BIZARRO!

One Reply to “Santo azar, Batman”

  1. Por essa e outras que vou ficando descrente no futuro da humanidade. Um dia seremos animais selvagens e destruíremos uns aos outros…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *