A consciência

Fala-se muito, mas poucas vezes é utilizada, muito pouco exercitada e raríssimamente tem-se a aceitação de quem não se tem a menor noção do que é isso.

Uma luz sobre essa palavrinha perigosa:

Substantivo feminino.

1  Atributo que permite a uma pessoa a percepção, com certo grau de objetividade, do que se passa em torno de si (o mundo exterior) e dentro de si próprio (o mundo interior ou subjetivo).

2  P.ext.  O conhecimento, a percepção desse atributo

Capacidade de julgar o que é correto e o que não é, de acordo com valores morais e de conhecimento: Sua ações eram sempre ditadas pelos valores de sua consciência.

4  Conhecimento, noção, percepção (de situações, fatos, conceitos específicos): Tinha consciência de que agira errado.

5  Aplicação e zelo naquilo que se faz ou realiza: Fazia seus trabalhos com muita concentração e consciência.

6  Percepção e conhecimento da própria atividade (psíquica ou física): Não tinha clara consciência do que fazia e do que se passava em sua mente.

7  Honradez, retidão, probidade: Este é um profissional de consciência.

8  Sensibilidade ou pré-disposição para perceber situações, problemas, processos etc. ligados a temas de interesse social, ideológico, político etc.: Sua consciência ecológica o fazia revoltar-se com o desmatamento criminoso.

9  O conjunto das pessoas capazes de ter essa consciência (8): Apelava para a consciência ecológica do país, pedindo o fim desses abusos.

10  Fil. Psic.  Com base em conceito do filósofo alemão Nietzsche, e adotado na psicanálise, a faculdade de autopercepção objetiva, limitada pela ação das pulsões e emoções do ser humano

11  Med.  Estado em que o sistema nervoso está capacitado aos processos de percepção, reflexão, ação compatível, comportamento coerente etc. Corresponde, comumente, ao estado de quem domina suas capacidades de perceber (ver, ouvir), pensar e agir

12  Psi.  Nível de atividade mental no qual se tem percepção dos processos internos e externos (em oposição ao nível da inconsciência ou da subconsciência)

13  Mec.  Placa de metal que operador de broca manual coloca no peito para com ele fazer pressão na empunhadura da broca sem se machucar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *