Parceiro se torna irritante com o tempo

briga-de-casalSeguindo a onda do Fim do Amor Romântico, da constatação de que mulheres preferem parceiros parecidos com seus pais, de constatarem que a Dor Emocional Dura Mais Que a Dor Física e de descobrir que Os Feios Ficam Mais Bonitos Quando Estamos Bêbados, isso sem contar que os Homens Gastam Mais com Mulheres Vestidas de Vermelho, os cientistas resolveram gastar tempo e dinheiro para descobrir que os casais vão perdendo a paciência um com o outro com o passar do tempo.

É a velha história de que pequenos detalhes vão ganhando grandes proporções por conta da intimidade e da vontade incontrolável de fazermos com que nossos hábitos e manias se sobreponham sobre as do nosso parceiro. Após um certo tempo parece que tudo que a outra metade do casal faz é para irritar. Pode ser mudar um móvel de lugar, trocar a ordem das gavetas ou até mesmo começar uma limpeza pelas coisas do companheiro.

O estudo diz que se você briga hoje, a coisa só deve piorar. E isso só acontece porque (se você é daqueles que têm problemas para viver a dois) você fica cada vez mais irredutível. Pior, quando a relação é com filhos ou amigos, o irritadinho fica cada vez mais flexível e compreensivo.

briga-de-casal2Com o passar do tempo, nós nos tornamos mais confortáveis com o nosso companheiro, e isso faz com que seja mais fácil expressar nossos sentimentos ao outro“, disse Kira Birditt, que liderou o estudo. Cascata pura!

O que acontece é que muita gente não tem a noção de que um relacionamento/casamento vive de pequenas concessões que fazemos todos os dias. Com o tempo fica-se com a impressão de que essas concessões não são mais necessárias e que é obrigação do companheiro entender que eles são superiores.

O estudo também diz que os mais velhos têm mais tolerância. Será? Pela minha experiência fica a impressão de que quanto mais velho, mais dificuldade para pedir desculpas os superiores têm.

Será?

Leia mais sobre a pesquisa aqui.

4 Replies to “Parceiro se torna irritante com o tempo”

  1. Como ficam as infinitas diferenças que existem entre casais e casais. E as peculiaridades de cada pessoa. Generalizando as relações se perdem sutis sensações, emoções e momentos que podem ser multiplicados pela vida afora… O “passar do tempo” em uma relação pode ser traduzido como aprendizado, experiências e afinidades. Sejamos mais benevolentes com os sentimentos e menos vítimas de percentuais e pesquisas… Talvez as situações encaradas como emoções diárias sejam mais…, mais…

  2. Isaura,

    Eu tentei dizer exatamente que todo o tempo juntos deveria ser encarado como um aprendizado, um prazer. Generalizei apenas os seres ‘superiores’.
    A pesquisa é uma idiotice que ganha espaço e temos que desmistificar.

    Beijos,

  3. Então seja mais objetivo, como nos outros textos nos quais chega a ser até cruel. A individualidade deve ser respeitada em qualquer relação até mesmo na de leitor x autor. Por outro lado, a autenticidade também deve ser preservada e isso tu sabe valorizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *