Omelete de Forno

Essa é (talvez) a segunda receita que fiz na vida, quando ainda era muito magro e inculto. Aproveitando uma fome repentina e a total falta de conhecimento técnico, fiz uma experiência que deu certo e que me acompanha onde quer que eu vá: o Suflê de Pobre ou Omelete de Forno ou Torta de Ovo. Deixei de usar o termo suflê, depois que assisti a um dos programas do Anthony Bourdain e descobri a quantidade de requisitos e o trabalho que dá fazer um verdadeiro suflê. Melhor ficar com o Omelete de Forno.

Fuçando o que tinha na cozinha e pensando em algo fácil e rápido (nem tão fácil, nem tão rápido), consegui separar os seguintes ingredientes:

3 ovos
Um pouco de fermento (de preferência Fleischmann/biológico)
Um pouco de cheiro verde
Meia cebola picadinha
2 fatias médias de queijo (de preferência minas)
Meio tablete de margarina ou uma colher de sopa
Um refratário pequeno/médio e alto
1 colher de sopa de leite

Bem, como essa é uma receita para emergências, muitas das quantidades usadas vão precisar de um pouco de bom senso, na hora do preparo.

sufleVamos lá:

Corte o cheiro verde bem picadinho, corte o queijo em cubos e bata os ovos. Após bater os ovos, como se fosse fazer um omelete, coloque em um prato, misture o leite e uma quantidade de fermento de acordo coma altura do seu refratário. Mexa suavemente e deixe descansar por mais oumenos 10 minutos. Enquanto isso, ligue o forno em temperatura baixa e unte o refratário com a margarina (usando o papel do tablete ou um pedaço de toalha de papel.

Despeje o conteúdo no refratário, coloque o queijo, a cebola, uma pitada de sal e o cheiro verde e leve ao forno.

Se tudo correr bem, o Omelete de Forno vai crescer, com o queijo derretido e a cebola e as ervas bem espalhadas por ele.

Sirva quente, acompanhado de arroz branco ou o que tiver sobrando na cozinha.

Salva vidas.

*Foto meramente ilustrativa

4 Replies to “Omelete de Forno”

  1. Feroli, quanto eu vi a ilustração, corri pro fim do post pra ver se era “sua” obra mesmo, rsss… Parece muito gostosa. Eu também faço uma omelete legal, só que em vez do queijo branco, uso parmesão ralado na hora e não uso o leite…

    Quanto ao atum, planejei de fazer no último fim de semana, mas não achei o danado do peixe… Mas tá na pauta, hehe

    Valeu!

  2. fero, hilariante sua receita. ” se tudo correr bem ” é ótimo. Agora fala sério que esse suflê, omelete , seja lá o que for, não foi o senhorito que fez!
    haahha
    beijao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *