Explodiu a espaçonave

030201-F-9999G-001Chego para trabalhar* e pergunto: Tudo bem?
Resposta: Explodiu a Challenger!

Pensei que era brincadeira, xinguei os coleguinhas e comecei a trabalhar. Se há algo irretocável é a capacidade da NASA em se livrar de desastres. Era a décima operação da Challenger e a primeira com uma mulher civil e um negro a bordo.

Como pode isso? Todos os milhões de dólares e anos de experiência detonados por conta de um defeito em uma peça de menos de US$ 100, que causou um vazamento e a explosão de um dos tanques de combustível. Inacreditável.

challenger2Vi e revi a cena várias vezes e fico com a sensação de que não verei nada parecido nunca, de que esse é um daqueles eventos que farão parte da história do século. Não tenho certeza como vai ficar o programa espacial depois desse desastre, mas tenho a impressão de que políticos, técnicos e astronautas ficaram com a pulga atrás da orelha antes de qualquer decolagem.

A frase de um ex-tripulante é enigmática: “Você sempre fica preocupado quando sobe em um aparelho que custou milhões de dólares e sabe que tudo que está dentro dela está lá porque foi o mais barato possível“.

Vida de astronauta nunca mais será a mesma.

* Nesta época trabalhava na extinta Bloch Editores.

One Reply to “Explodiu a espaçonave”

  1. ótimo post, fero.
    a mulher civil era uma professora primária. A idéia foi do presidente Ronald Reagen que queria que ela se tornasse um exemplo para as crianças americanas…
    tragédia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *