Ninguém muda o suficiente

evolutionofman

Ninguém muda o suficiente é daquelas frases repetidas com freqüência e que mostram que nem sempre o que é colocado como verdade é mesmo verdade. As pessoas mudam, sim (ponto). E mudança não significa que algo melhorou ou piorou. Significa que ficaram diferentes, o que pode tornar complicada a compreensão dessa mudança.

Filosofias a parte, resta saber também o que querem dizer com suficiente. Não sei como as pessoas já não estão de saco cheio de psicólogos de meia-tigela, programas e livros de auto-ajuda e afins.

Sei que as pessoas mudam o suficiente para darem a impressão que mudaram radicalmente. Tirando aqueles que aceitaram uma religião em seu coração, o resto são mesmo apenas mudanças cosméticas, como se trocassem a camisa, o penteado ou a cor do esmalte das unhas.

Mudanças profundas demoram anos e não é necessário apenas um sonho, acordar e dizer: ‘Vou mudar e minha vida vai melhorar‘. Mais fácil mudar de casa e criar uma roupa nova para seu personagem do dia-a-dia.

Conheço quem sente orgulho de ser o mesmo de 20 anos atrás… lamento por eles (mudar também é evoluir), assim como conheço alguns que pegam um avião, mudam de cep e se consideram diferentes… lamento por esses também, pela total falta de percapção da realidade.

O ideal é poder olhar para trás e não sentir muitos arrependimentos, ver que estava certo na maior parte do tempo e que nada será como já foi um dia (by Lulu Santos).

Mudanças podem significar novos gols, novos objetivos ou apenas novas abordagens e estratégias para alcançar esses objetivos. Muitas vezes, encarar uma situação por outro pontode vista é o suficiente para mudar uma vida. Precisa-se apenas de coragem e de uma falta de ego, incomuns na maioria dos mortais.

A vida pode mudar, as atitudes podem ser diferentes, mas sempre fica o gosto do que realmente gosatamos lá no fundo*

Mas fica a pergunta: Será que vale mesmo mudar o suficiente?

*Esta parte do texto havia sido (mal) editada e deixada de fora do original. Resolvi recolocá-la em seu lugar (6/11).

5 Replies to “Ninguém muda o suficiente”

  1. Oiê.
    “Será que vale mesmo mudar o suficiente?”
    ou complementaria…
    Será que vale mesmo mudar para acompanhar a mudança?
    beijão

  2. “Tirando aqueles que aceitaram uma religião em seu coração, o resto são mesmo apenas mudanças cosméticas…”

    Você acredita mesmo que alguém mude por causa de uma religião? Na minha experiência pessoal, estou cada vez mais “crente” que isso não acontece, também considero apenas uma roupagem nova. Principalmente, nas religiões ditas cristâs. Tenho tido uma certa curiosidade nas religiões orientais, que tentam puxar pra fora o que de melhor o sujeito tem no coração, e não impor o certo e o errado…

    Agora, nisso eu acredito: “A vida pode mudar, as atitudes podem ser diferentes, mas sempre fica o gosto do que realmente gostamos lá no fundo…”

    Parabéns por esse excelente texto, simples, mas profundo o suficiente pra fazer a gente ter vergonha na cara e parar de fingir pra nós mesmos.

  3. Tudo ao nosso redor nos força uma mudança; um livro novo, um amigo novo , um romance novo, estamos em uma infinita metamofose, isso é muito saudavel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *