Dica de Viagem: Previna-se contra o furto de bagagens em aeroportos

Com a proximidade das férias e o aumento no fluxo de passageiros, os ‘larápios de aeroportos’ se aproveitam das distrações e do tumulto para faturar algumas bagagens ‘perdidas’

Já falamos aqui sobre como se proteger para impedir furtos dentro dos aviões. Mas, com a chegada da época de férias, os perigos são maiores nos saguões dos aeroportos.

O aumento no número de viajantes facilita a ação dos ladrões que miram, principalmente, nas bagagens e nos aparelhos eletrônicos. Além disso, também aumenta a ação de funcionários inescrupulosos que violam as bagagens (quem nunca passou por isso?).

Alguns cuidados

Em 2016 foram mais de 21 milhões de malas perdidas ou entregues com atrasos (no mundo). O número assusta e é preciso ter cuidado antes e durante o despacho das bagagens.

Bagagens

Antes do despacho

A atenção com as bagagens e celulares deve começar assim que chegamos ao aeroporto, principalmente se vamos de carro. Já no momento de retirar as malas do automóvel e colocá-los no carrinho, é preciso cuidado.

Não aceite a ajuda de estranhos, estejam eles travestidos de bons samaritanos ou carregadores. Todos (infelizmente) são suspeitos.

Ao entrar no saguão do aeroporto não as perca de vista. Caso esteja com crianças, deixe todos no seu campo de visão. Deixar as malas fora de vista por alguns segundos é o suficiente para que algum grupo de ladrões entre em ação. O ideal é fazer o check-in o mais rapidamente que puder, mas nem sempre isso é possível.

Quanto aos celulares e eletrônicos, o cuidado maior deve ser em não deixá-los sobre as mesas dos restaurantes ou “esquecidas” nos pontos de carregamento de bateria. São nesses locais onde eles mais desaparecem, já que não há uma cultura de batedores de carteira tão consolidada como nos EUA ou Europa.

No despacho

Para não ter problemas com a cia. aérea, certifique-se de que ela foi identificada corretamente e etiquetada para o destino correto. Erros nessa etapa são responsáveis por um grande número de extravios e atrasos.

Dica extra: Procure levar malas que se destaquem da maioria. Procure cores diferentes ou adesivos que a tornem fácil de reconhecer. Normalmente isso afasta os ladrões.

Clique e veja a promoção do Clube Hurb/Blog do Feroli

Inventário

Uma boa maneira de conseguir um ressarcimento justo no caso de extravio é fazer um inventário do que colocou em cada mala e fotografar todos os itens que estão nela. No caso de ter comprado coisas no exterior, guarde as notas fiscais com você e jamais dentro das malas.

O mesmo raciocínio serve para documentos, dinheiro em espécie e aparelhos eletrônicos de pequeno porte. Caso precise colocar nas malas algo valioso, tente escolher sempre um lugar de difícil acesso (o fundo da mala, por exemplo). Na maioria das vezes os ladrões levam o que está mais fácil de pegar.

Bagagens

Na chegada

O ideal é sair do avião e ir direto para a esteira de bagagens. Deixá-las sozinhas não é recomendado. Depois, no caso de precisar ir ao banheiro, por exemplo, entre com a mala(s) no box. Nunca a perca de vista.

É na chegada que também deve ser feita uma verificação se a bagagem não foi violada e, caso tenha dúvidas, abrir e verificar se não está faltando nada. Caso esteja, comunique imediatamente a companhia aérea.

Nesses casos, é sempre bom abrir um Boletim de Ocorrência junto ao posto policial do aeroporto.

Grande volume

Os números são grandiosos quando se fala em bagagens, mesmo após as regras que penalizam com cobrança o despacho de malas.

No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que, apesar de porta de entrada da Cidade Maravilhosa, tem um número de passageiros muito menor que o de Guarulhos, o volume de bagagens processadas em setembro foi de 750 mil (voos domésticos) e 1,1 milhão (voos internacionais).

Segundo a Sita, órgão internacional que monitora o manuseio global de bagagens, o número de extravios, perdas e malas mal manuseadas caiu 70,5% entre 2007 e 2018. Mesmo assim, são 46,9 milhões de bagagens extraviadas em todo o mundo.

Ainda segundo a Sita, vários aeroportos ao redor do Globo estão fazendo investimentos para reduzir ainda mais esse problema. Um dos exemplos é o Aeroporto Internacional de São Francisco, que vai ter um um novo sistema para permitir o rastreamento e acompanhamento das bagagens durante todo o tempo no qual eles estiverem no aeroporto.

Seguro nunca é demais

Não há nenhuma maneira de impedir o furto ou extravio de bagagens, mas há como diminuir os impactos negativos desse tipo nefasto de evento. A principal delas é fazer um seguro.

Pensando nisso, o Blog do Feroli fez parceria com algumas das mais importantes empresas que prestam esse serviço. São descontos ou preços especiais para quem segue os links que colocamos nos posts.

Os seguros de viagem normalmente cobrem a maioria dos problemas durante as viagens (leia mais aqui) e são obrigatórios para entrar em muitos países. Portanto, não faça viagens sem estar coberto. Como dizem os ingleses shit happens ou ‘imprevistos’ acontecem.

Como fazer depois do problema

Caso tenha sido vítima de algum problema durante a sua viagem, não há outro jeito senão procurar os seus direitos na justiça. Só no Brasil, segundo a Anac, são cerca de 12,4% dos voos sofrem problemas como cancelamento e longos atrasos

Por incrível que pareça, muitas vezes é mais fácil reivindicar direitos no exterior que no Brasil. Por conta disso, o Blog do Feroli também se uniu a uma empresa especializada em conseguir indenizações por atrasos em voos, perda de conexões, overbooking e, claro, extravio de bagagens.

A Resolvvi, que em 2017 ficou entre as 10 startups destaques do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups do país, chegou em 2019 com uma taxa de sucesso em 98% dos casos finalizados e com mais de R$ 4 milhões em indenizações recebidas.

O processo é todo online. Respondendo algumas perguntas rápidas a equipe da Resolvvi analisa o seu caso, entra em contato e toma todas as providências necessárias.

É só clicar no link e fazer o cadastro através dele. Assim, você tem a garantia de um bom atendimento e ainda ajuda a manter as atualizações do blog.

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *