Europa exigirá permissão para desembarque de brasileiros a partir de 2021

Brasileiros em viagem de turismo, negócios, para cuidados médicos, ou que realizarem conexão na Europa, precisarão de uma nova permissão da União Europeia (UE) a partir de 2021

Etias Europa

Além do Brasil, outros 14 países da América Latina estão na lista deste novo requisito, que o bloco europeu insiste em dizer que não é um visto, e que entrará em vigor no final de 2021, após ter sido aprovado pelo Parlamento e pelo Conselho Europeu.

. Dicas de Viagem: O que fazer antes da sua primeira trip ao exterior 
. Cuidados para não ser barrado em um país estrangeiro (seguro de viagem)
. Dicas de Viagem IV: Cuidados para não ser barrado em um país estrangeiro

O Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (Etias, na sigla em inglês) é uma autorização que os viajantes devem processar eletronicamente ao fazer seus planos de viagem para o chamado Espaço Schengen.

São 26 países que integram o Schengen. Entre os quais, destinos populares a Europa como Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica e Grécia.

Até o momento, o Reino Unido continua a fazer parte da União Europeia, mas não do espaço Schengen. Dessa maneira, mantém suas próprias regras de visto para visitantes estrangeiros.

Veja pacotes do Blog do Feroli em parceria com o Clube Hurb (Hotel Urbano) para a Europa

Quem deverá solicitar o Etias?

Atualmente, cidadãos de países da América Latina que não precisam de visto para viajar para o Espaço Schengen podem viajar livremente entre esses países. A entrada em vigor do Etias não altera o trânsito livre. Será um requisito obrigatório para entrar no Espaço Schengen.

Cidadãos de países latino-americanos que atualmente precisam pedir visto continuarão a ter de cumprir a exigência. Integram essa lista Bolívia, Cuba, República Dominicana e Equador.

BannerROTEIROS-1
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

No caso da América Latina, os portadores de passaportes de 15 países deverão solicitar o Etias de forma obrigatória.

Deverão preencher um formulário com seus dados pessoais, escolaridade, de emprego, países que desejam visitar na União Europeia e se têm parentes lá, além de um questionário de segurança.

Será cobrada uma taxa de 7 euros (cerca de R$ 31) para quem tem mais de 18 anos. Menores de idade serão isentos desse pagamento.

Países da América Latina que precisarão do Etias

[playbuzz-item item=”37b43f1e-5b6c-489a-825d-5760c7d26aa5″ shares=”false” info=”false” wp-pb-id=”717527″]

 

O processo de solicitação e obtenção de uma resposta acontecerá em questão de “minutos”, para que uma pessoa possa obter uma permissão de viagem rapidamente se sua solicitação for aceita. Se uma consulta adicional for necessária, o processo levará de 96 horas a duas semanas.

“Antes do embarque, as companhias aéreas e marítimas terão a obrigação de verificar se os cidadãos de países sujeitos a uma autorização possuem um Etias válido”, afirmou o Conselho Europeu em comunicado.

O pedido pode ser negado ou não. Uma vez aprovada, a autorização será válida por três anos, mas será cancelada se o passaporte do candidato expirar — o que acontecer primeiro.

Clique no banner e descubra passeios que vão deixar a sua viagem ainda mais incrível

Por quê dessa nova autorização?

A Comissão Europeia aprovou esse controle para viajantes devido a “problemas envolvendo terrorismo e a crise migratória”, segundo a administração do sistema Etias.

“Devemos saber quem atravessa as nossas fronteiras. Desta forma, saberemos quem viaja para a Europa, antes mesmo de chegarem”, afirmou Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, quando propôs este mecanismo.

O objetivo, segundo as autoridades da Europa,  é “melhorar a segurança interna, prevenir a imigração ilegal, proteger a saúde pública e reduzir os atrasos nas fronteiras graças à identificação de pessoas que possam representar um risco numa destas áreas antes de chegarem às fronteiras externas”.

O melhor lugar para sua viagem de trem Europa

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *