McGear, disco do irmão de Paul McCartney, ganha relançamento de luxo

McGear, álbum de Mike McGear, gravado com a participação dos Wings, também é considerado o projeto perdido de Paul McCartney para 1974

Mike McGear é um nome conhecido na Inglaterra, principalmente em Liverpool. E não é apenas por conta do irmão mais velho e mais famoso (um tal de Paul McCartney). Mike é um excelente fotógrafo e um artista de razoável sucesso.

Agora McGear, álbum lançado originalmente em 1974, volta em edição de luxo.

McGear — o disco perdido dos Wings

Mike fez parte de grupos humorísticos e musicais como The Scaffold e Grimms, além de ter emplacado uma carreira solo. O ponto alto da fase solo volta agora em um relançamento bastante estendido.

McGear, álbum de 1974, é considerado por muitos como o álbum perdido dos Wings (grupo do irmão Paul). A razão? O disco foi produzido por Paul, que também foi parceiro na maioria das composições, e gravado pelos músicos dos Wings e alguns convidados.

A canção de maior sucesso na época foi Leave it (McCartney), apesar de ter chegado apenas ao 36? lugar da parada inglesa.

O disco estava fora de catálogo desde os anos 1990 e é um item não apenas para os fãs de McCartney, mas para quem gosta e quer entender a cena musical da década de 70.

Aguardando o fim dos Beatles

O ano de 1974 foi estranhamente quieto para Paul McCartney e os Wings. Afina, estavam no topo do mundo e somente lançaram um single — Junior’s Farm, que faz parte do setlist do ex-Beatle até hoje.

As razões para esse aparente low profile de Paul podem ser várias. A mais factível é que ele estivesse esperando o fim oficial dos Beatles — que só foi assinado neste ano — para se livrar das amarras (financeiras) da Apple e continuar sua escalada de sucesso.

Lembremos que 1973 foi um dos anos mais produtivos da carreira de Paul. Ele lançou vários singles — com destaque para o tema do filme de James Bond, Live and Let Die — protagonizou um especial de TV — James Paul McCartney — e produziu dois LPs que chegaram ao 1? lugar da parada — Red Rose Speedway e Band on the Run.

Red Rose Speedway veio antes de McGear
Red Rose Speedway , lançado no iíncio de 1973

Portanto, em 1974, os primeiros lugares em singles e LPs eram dos Wings. Esperava-se Paul fizesse mais lançamentos ou caísse na estrada. Porém, os entraves contratuais que bloqueavam a maior parte dos ganhos de John, Paul, George e Ringo, parecem ter pesado na decisão de se manter fora do radar.

O documento conhecido como The Beatles Agreement foi assinado pelos quatro rapazes somente em dezembro de 1974. Essa também é uma das explicações para o nome de McCartney não aparecer nos créditos de McGear.

Nova versão

O novo McGear foi remasterizado nos estúdios de Abbey Road a partir dos masters originais e vem com um CD extra com 21 faixas entre singles e outtakes. Ainda teremos um DVD com entrevistas de Mike e um filme promocional para o álbum, feito na época do seu lançamento original. Isso tudo acompanhado de um livreto e um pôster.

A nova versão será lançada no dia 28 de junho através do selo Esoteric Recordings.

PS: Claro que teremos a versão em vinil.

Conheça as melhores ofertas para ter o seu McGear nas Amazon do mundo.

McGear
A versão em CD está saindo por £19,72 na Amazon UK


A versão em vinil é um pouco mais barata

As canções do novo McGear

Disco 1

McGear

Sea Breezes
What Do We Really Know?
Norton
Leave It
Have You Got Problems
The Casket
Rainbow Lady
Simply Love You
Givin’ Grease A Ride
The Man Who Found God On The Moon

Bonus Tracks

Sweet Baby
Dance The Do

Disco 2

Outtakes e extras

Sea Breezes (Without Orchestra)
Leave It (Extended Version)
Dance The Do (Rough 1st Mix)
What Do We Really Know? (Monitor Mix)
Paddy Pipes 1
Do Nothing All Day
A To Z
Girls On The Avenue
Paddy Pipes 2
All The Whales In The Ocean
Blowin’ In The Bay
Keep Cool (Version 1)
Keep Cool (Version 2)
I Just Want What You Got – Money!
Paddy Pipes 3
Viv Stanshall Sings
Let’s Turn The Radio On
Dance The Do Radio Ad 1
Dance The Do Radio Ad 2
DISC THREE: DVD

DVD

Mike (Mcgear) McCartney Reminisces At The Liverpool Institute For Performing Arts
Mike (Mcgear) McCartney Interview At The Everyman Theatre, Liverpool
Leave It Promotional Film 1974

Uma versão deste texto foi publicada na Revista Ambrosia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *