Comércio deve contratar poucos “temporários”

E depois dizem que a crise não é tão grande. Nunca na história desse país tivemos uma recessão tão forte após um período de crescimento tão significativo.

Crise econômica brasileira

Crise econômica derruba expectativa de vendas. Mais da metade dos comerciantes venderam menos do que o esperado nos últimos 90 dias

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para mapear a intenção de contratação de trabalhadores temporários procurados pelo comércio varejista no final do ano revela que o setor deve preencher apenas 12,5 mil vagas até dezembro, considerando as capitais e o interior do país. De acordo com o levantamento, 88% dos empresários consultados não contrataram e não pretendem contratar funcionários para o final do ano.

Crise econômica brasileira IIPara os economistas do SPC Brasil, a baixa intenção de contratação está ligada ao pessimismo com as vendas. De acordo com o levantamento, 44% dos empresários entrevistados acreditam que as vendas em 2015 serão piores do que as registradas em 2014, devido, principalmente, ao cenário econômico menos favorável (29%), ao desemprego (20%) e à diminuição do poder de compra com a inflação (16%). Um dado que corrobora a baixa perspectiva, é que para 50% dos comerciantes consultados o faturamento dos últimos três meses foi mais fraco que o esperado.

“As contratações temporárias sempre foram uma boa oportunidade para o jovem que está procurando o primeiro emprego ou para quem está desempregado e quer se reposicionar no mercado de trabalho. Neste ano, porém, a crise econômica derrubou a expectativa de faturamento dos varejistas e por isso poucos comerciantes pretendem contratar nos próximos meses”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Metodologia

Em setembro de 2015, foram ouvidos 605 empresários e gestores responsáveis pela contratação de mão de obra de empresas de  comércio varejista localizadas nas capitais e interior do país. A margem de erro é de 3,0 p.p. e o intervalo de confiança de 95%.

Veja a íntegra da pesquisa

Fonte: SPC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *